quinta-feira, 23 de junho de 2011

PEDRA DE AVENTURINA

BODAS DE AVENTURINA

Descobri ontem que Aventurina é o nome de uma pedra, uma variedade de quartzo, que é encontrada no Brasil, na Índia e na Rússia. E sabem como eu acabei enriquecendo esse meu humilíssimo conhecimento geológico e que agora divido com vocês? Por que no próximo dia 6 d julho de 2011 eu e a Zezé, completamos 37 anos de casamento e Aventurina é a pedra que representa esse tempo de matrimonio.
Mas saber o que é Aventurina é apenas uma gota do oceano de coisas que aprendi ao longo desse tempo.
E eu aprendi a emoção de saber-se amado. Descobri, não sem uma ponta de orgulho, mas ao mesmo tempo com muita alegria o que é ser objeto de uma oração silenciosa. É uma experiência com a qual se quer viver pra sempre.
Aprendi que ao contrário do que muitos dizem por ai, a confiança pode ser reconstruída, e que o perdão é o melhor e único caminho para isso.
Aprendi que a compreensão é a porta que se abre para a confissão e que ambas são o alicerce do amor.
E aprendi também que as divergências são apenas os intervalos das convergências e que, quando as divergências surgem, podem ser transformadas em amadurecimento, em mais aceitação e na percepção de como uma relação pode ser frágil se não houver dialogo.
E mais do que tudo eu aprendi o delicioso sabor que tem em um ou dois, se transformam em três ou quatro, e que acabam virando cinco ou seis, num moto-continuo que eu chamaria de amor-das-boas-vindas que é o que gente vai sentindo por aqueles que vão chegando: filhos, netos, genros...
Ah e eu ia esquecendo de falar da incrível coincidência que é a cor dessa pedra ser verde, a cor da esperança, pois esperança é justo o alimento que mais ofereço ao meu coração quando o sinto em desatino: a esperança de que ainda poderei contar por muito tempo com a presença em minha vida, da minha esposa, da minha melhor amiga, Zezé.
Fiquem em paz.
Ronaldo Lírio.

sábado, 11 de junho de 2011

NOVENA DO DIVINO PAI ETERNO - TRINDADE GO

FESTA DO DIVINO PAI ETERNO - TRINDADE GO

É a maior festa religiosa da região Centro-Oeste e uma das maiores do Brasil.
A comemoração festiva, este ano, começa no dia 24 de junho com novenas e culmina sempre no dia da grande festa, no primeiro domingo do mês de julho de cada ano.

Durante os dez dias do evento, milhares de pessoas devem passar por Trindade GO. Padres e religiosos de todo o Brasil estarão presentes na festa.
A Santíssima Trindade nos conduz ao mais sublime amor de Deus. É a presença do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e, também, de Maria que está bem no coração dessa Trindade. Por Jesus, nós conhecemos o Pai e por Maria nós somos intercedidos.

Ao todo, serão realizadas 11 procissões, mais de 100 missas e 46 novenas, além de inúmeras confissões e batizados. No Tríduo (três dias que antecedem o domingo da Festa do Divino Pai Eterno) haverá missas na madrugada. Quem estiver em casa, também poderá acompanhar as celebrações pela televisão.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

CAVALHADAS DE PIRENÓPOLIS

CAVALHADAS DE PIRENÓPOLIS - GO

A história de Pirenópolis é uma das mais relevantes do Estado de Goiás. A cidade foi fundada como um pequeno arraial em 1727, quando Manoel Rodrigues Tomás, chefe de um grupo de garimpeiros submetidos ao bandeirante Anhanguera e guiado por Urbano do Couto Menezes, chegou à região com a missão de descobrir novas jazidas de ouro. A antiga Minas de Nossa Senhora do Rosário de Meia Ponte (nome inspirado em uma enchente que derrubou parte da ponte do Rio das Almas) tornou-se um acampamento de garimpeiros e teve seu crescimento ligado a essa atividade. A mão-de-obra principal era formada de escravos negros e índios que ainda habitavam a região. Ela se tornou uma terra sem lei marcada pelo autoritarismo, violência e sonegação de impostos.

A primeira rua da cidade, era uma ligação entre uma pousada (na saída para Vila Boa, hoje Goiás) e o garimpo de ouro, transportado pela Estrada do Norte, que passava por dentro da Fazenda Bomsucesso. O centro urbano desenvolveu-se em torno da Igreja Matriz até a construção das Igrejas do Bonfim e do Carmo, que atraíram casas para seus arredores. Entre 1830 e 1834, a cidade sediou o primeiro jornal do estado de Goiás, chamado Matutino Meia Pontense.

Na segunda metade do século XVIII, o crescimento de Pirenópolis ficou paralisado devido à crise da exploração do ouro. Em 1800 acontece uma retomada da economia, alavancada pela agricultura (principalmente algodão), pecuária e comércio. Apesar das mudanças das rotas comerciais da região a partir de 1850, o crescimento do centro urbano vai até o fim do século XIX, quando a cidade passou por um período de estabilidade econômica e cultural.

Em 1890, seu nome oficial passou a ser Pirenópolis, uma homenagem à serra dos Pireneus, que cerca toda a cidade. A serra, por sua vez, teve seu nome tirado da cadeia de montanhas que separa a França da Espanha.

Mantendo conservada e intacta sua feição original e suas tradições, Pirenópolis foi tombada pelo (IPHAN) Instituto do Patrimônio Histórico Nacional em 1988. A cidade, apelidada de “Capital da Prata”, "Berço da Imprensa Goiana", "Atenas de Goiás" e "Paris-nópolis", entre outros, tem sua economia hoje baseada no artesanato e turismo, além da extração da pedra que leva seu nome. A "Pedra-de-Pirenópolis" é usada na construção civil para revestimentos e pisos e decora ruas e casas da cidade.