quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

FELIZ 2010

Aproximamos de 2010.
Com a passagem de ano, começa o ano novo com a mesma correria do ano anterior e entregam-se, muitas vezes sem saber, à rotina estafante do dia-a-dia, tendo em mente as promessas da passagem de ano, mas nenhum plano ou condição de realmente dar a volta por cima e tomar o controle da situação entrando num círculo vicioso.
O que acontece efetivamente é que estas pessoas tiveram apenas o desejo, sem nenhum planejamento, ação ou monitoramento posterior.
Desejo sem ação é ilusão, pois nunca se concretizará e poderá em alguns casos gerar desconfortos ou insatisfações pessoais e/ou profissionais.
Mais do que querer as pessoas devem aprender a querer de maneira consciente e ter a orientação para realizar aos poucos os que buscam e quando se derem conta estarão, na medida do possível, mais próximos de concluir seus objetivos pessoais e profissionais.
Tão importante quanto o futuro ou os planos para o futuro é o que fazemos no presente, pois o passado e o futuro são frutos do presente.
É importante planejar, mas também viver o dia-a-dia e conciliar ambas as atividades de maneira razoável.
Espero que estas sugestões sejam úteis para que seu Ano novo também tenha uma vida nova.
Boa sorte e sucesso neste novo ano.
Ronaldo Lírio.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

FELIZ NATAL


O VERDADEIRO SIGNIFICADO DO NATAL

Particularmente não sou fã desta data. Eu não gosto de natal. Sei que é uma data muito importante e de grande significado. É época de perdoar, de doar amor ao próximo e de rememorar o maior dos lideres que já tivemos: Jesus. Não digo que devemos relembrar apenas os seus sofrimentos, digo que penso que nesta época deveríamos tentar realizar uma reforma intima, conversarmos um pouco com nossa consciência, localizar nossos erros e trabalhar pela nossa evolução espiritual.

O problema é que na prática essa teoria não funciona. As pessoas esqueceram o verdadeiro significado e importância desta data. O natal virou um comércio, vejo isto nas decorações das ruas de Goiânia, nos shoppings, as pessoas se preocupam com os presentes e reclamam de ter um gasto acima do habitual. Ao invés de doar amor, os presentes se tornaram obrigatórios e junto a eles uma camada bastante considerável de hipocrisia se integra nas reuniões familiares. Todos os anos são sempre iguais, você se reúne com a família e com alguns parentes tão distantes que é somente nesta época em que se encontram. Pessoas que odeiam o seu próximo, desejando um feliz natal, quando na verdade queriam desejar uma pena de morte ou alguma similaridade. Será que isso é perdoar? Perdoar tem que vir do coração, da alma, da sua essência. Discordo em perdoar alguém simplesmente porque é natal, quando no fundo da minha consciência eu ainda não o perdoei.
Se a minha família permitisse, eu queria celebrar este natal, em minha casa rodeado de mendigos, pessoas necessitadas, acho que deveria ser assim, no natal e em todas as minha datas comemorativas.
Odeio hipocrisia e sinceramente penso eu que o natal se tornou um mero sinônimo deste sentimento. E é apenas por isso que não gosto do natal. São poucos os que sabem o verdadeiro significado da data, a maioria estão mais preocupados em colocar uma roupa nova, beber até não sentir as pernas, sair como loucos pelo trânsito, causando muitos dos acidentes que se intensificam neste período e esquecem de pelo menos parar por um minuto para falar com Jesus.
E o que eu desejo hoje aqui, é que façamos uma auto-análise e tentemos pensar um pouco sobre o verdadeiro significado do natal. Desejo muita paz, amor, saúde e muita perseverança para que todos possam seguir os seus respectivos objetivos.
Feliz Natal.
Ronaldo Lírio.