sábado, 23 de maio de 2009

MENSAGEM MUSICAL NA FEDERAÇÃO ESPÍRITA DE GOIÁS

Mensagem musical realizada durante a palestra promovida pela Associação Médico-Espírita – AME.
Tema: Doença Mental – Quando é Física e Quando é Obsessão.
Palestrante: Dr. Luiz Antônio de Paiva.
Local: Federação Espírita de Goiás.

terça-feira, 12 de maio de 2009

A FACE REAL DA LEI ÁUREA.

Ao comemorarmos esta data, não pude deixar de falar sobre este fato da nossa História."A Lei Áurea, assinada em 13 de maio de 1888, não passa de uma farsa". Podemos exemplificar o destino da população negra, que vão desde a implantação da escravidão à reabertura do país às imigrações européias. Há 509 anos, o Brasil foi invadido por colonizadores europeus, com o objetivo de enriquecimento de setores da Europa. Para isso, seria necessário muito trabalho pesado. A solução encontrada foi a oficialização da escravidão no país como política econômica. Assim, as relações raciais e sociais foram contaminadas e, até hoje, estamos colhendo seus malefícios. Com o passar dos anos, uma série de atos oficiais foi sendo promulgada. Por trás da capa de inclusão e solidariedade para com a população negra escravizada estava o objetivo de beneficiar os senhores das riquezas, das terras e do direito de vida e morte sobre os afro-brasileiros. Mais do que isso, a grande intenção da sociedade branca era excluir, marginalizar, afastar o negro do direito à terra, à educação, aos cuidados na infância e na velhice. Podemos considerar a Lei Áurea nula. Porque na prática, quando foi assinada, só 5% do povo negro viviam sob regime de escravidão. Os demais tinham conseguido a libertação por meio dos próprios esforços. Podemos dizer, no máximo, que serviu como estratégia para dar à população negra respaldo de libertação jurídica. Não teve como preocupação fixar as comunidades negras na terra e garantir as terras nas quais já viviam, reconhecida pelas próprias leis dos dominantes. Após a promulgação da Lei Áurea surgiu um movimento exigindo que o governo indenizasse os senhores que haviam perdido seus escravos. Rui Barbosa reagiu dizendo: "Se alguém deve ser indenizado, indenizem os escravos!". Tinha plena consciência das injustiças cometidas pela sociedade contra o povo negro. Hoje, na Uerj, muitos brancos abriram processos na justiça exigindo indenização (outra vaga) por "ter perdido" sua vaga para um negro. Quase nada mudou: trata-se o negro, ainda hoje, como "um sem direitos".
Prof. Ronaldo Lírio. – Goiânia Go

sexta-feira, 8 de maio de 2009

SHOW DIA DAS MÃES NA SUBSECRETARIA DA EDUCAÇÃO



Show em Comemoração ao Dia das Mães na

Subsecretaria Metropolitana de Educação de Goiânia - Maio/2009.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

PARABÉNS MAMÃES.

Data que não pode passar em branco neste blog é o Dia das Mães. Bom, fui buscar no meu passado mineiro, na música que minha mãe e meus irmãos cantavam quando crianças, uma canção singela e nostálgica. Como acontece com muitas cantigas, a autoria é de Júlio Louzada e Jorge Gonçalves. Procurando resgatar esta preciosidade musical, eu a gravei recentemente, para esta data tão importante.
Fora os traços da época, como a canção retrata, a homenagem é a temporal. A mulher mudou, conquistou espaço e aperfeiçoou ainda mais as sociedades como só ela podia. Consequentemente, as mães se transformaram.
De qualquer forma, para as mães modernas e quadradas, jovens e senhoras, típicas e surpreendentes, animadas e tranquilas, presentes e ausentes, rígidas e frouxas, ciumentas, de todas as raças, cores e credos, fica a homenagem. Sou do time que acredita que as demonstrações de afeto são melhores e vão muito além do consumismo da data.
Chega de papo, aí vai à canção! E que seja um estímulo para boas e emocionadas lembranças: